terça-feira, 4 de março de 2014

Nutrição estética e Nutricosméticos

Os produtos que aliam beleza e nutrição – os nutricosméticos - continuam em evidência e estão dentro dos padrões de visão do futuro na área de nutrição
24 de julho de 2013 por Rosângela Castilho - Nutricionista e colunista do site Negócio e Estética.



Segundo o Relatório Euromonitor International 2010, publicado pela revista Cosmetics & Toiletries Brasil, o mercado global de nutricosméticos ultrapassou a cifra de US$ 4 bilhões, em 2009, e 18% de todos os suplementos alimentares vendidos em 2010 no Japão, tinham um posicionamento de beleza. Na Alemanha, respondem por cerca de 11% do total de suplementos vendidos. Dados divulgados pela Euromonitor, em março de 2011, destacam que, para crescer no segmento, as multinacionais terão de concentrar esforços nos mercados emergentes, como o Brasil. Segundo o IMS Healh, órgão que fiscaliza o setor no mundo, o Brasil é o terceiro país que arranca na venda de produtos e serviços de beleza e estética. A indústria de suplementos no país movimentou US$ 400 milhões em 2010. Desse total, 13 milhões corresponderam aos suplementos direcionados aos cuidados com a aparência corporal.

Nutricosméticos são compostos suplementares que combinam nutrientes específicos para a pele, os cabelos e as unhas e que atuam também como antioxidantes, combatendo os radicais livres, o envelhecimento da pele, na redução da celulite além de auxiliar no emagrecimento.

Esses suplementos prescritos em forma de pílulas, líquidos ou alimentos, normalmente incluem substâncias já utilizadas pelo corpo e que oferecem propriedades de proteção ou regeneração. Os principais componentes dessa classe de produtos são o betacaroteno, licopeno, vitaminas E e C, aminoácidos essenciais, coenzima Q, ácido lipóico, ômega 3, isoflavona, biotina e niacina, extratos botânicos, colágeno, entre outras substâncias.



A primeira marca de nutricosméticos foi a francesa Oenobiol, criada em 1985. O produto foi fruto do trabalho da médica e nutricionista Marie Béjot. Atualmente, a Oenobiol também oferece opções de produtos voltados à pele masculina.

Os nutricosméticos chegaram ao mercado brasileiro com a marca Imedeen, do laboratório dinamarquês Ferrosan, sendo a Racco a primeira empresa brasileira de venda direta a apostar no segmento de nutricosméticos, com o lançamento em 2009 do Maxxi 30, formulado com colágeno marinho, vitaminas E, C, e zinco destinados a aumentar a tonicidade e a hidratação geral da pele e estimular a produção de colágeno.


MAXXI 30 CÁPSULAS MULTIVITAMÍNICAS (Ref. 955)

-Descrição:
Cápsula com Colágeno, Vitamina C, Vitamina E e Zinco.
-Modo de usar:
Apenas 01 cápsula ao dia juntamente com um copo de água.
-Observação:
O Zinco possui benefícios cientificamente comprovados, é muito conhecido por neutralizar os radicais livres formados na pele, clareando manchas. Estudos realizados nos Estados Unidos mostraram que o colágeno hidrolisado aumenta a elasticidade e firmeza da pele prevenindo a formação de rugas, atenua estrias, promove o fortalecimento das unhas, o crescimento capilar, etc. Seu benefício é percebido com o uso contínuo. Já a vitamina C tem grande poder antioxidante. E a vitamina E ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico.
-Igredientes:
Ingredientes: Azeite de oliva, colágeno marinho, cápsula, ascorbato de cálcio (Vitamina C), gluconato de zinco, d-alfa tocoferol (Vitamina E), emulsificante ésteres de mono e diglicerídeos com ácidos graxos e corante beta caroteno sintético idêntico ao natural. NÃO CONTÉM GLÚTEN

Preço: R$ 99,99 cada.


Os nutracêuticos e nutricosméticos são indicados principalmente ao público feminino que devido à correria, estresse e má alimentação, apresentam sinais fisiológicos e dermatológicos negativos provocados pelos radicais livres. Geralmente a decisão em prescrever um determinado nutracêutico ou nutricosmético é tomada após anamnese nutricional clínica detalhada e avaliação da genética, histórico familiar e rotina da paciente como conduta nutricional. A posologia e o período de tratamento são determinados de acordo com o grau de necessidade clínica e complexidade de cada caso. Os efeitos são mais visíveis após 90 dias de uso, mas sem a adoção de uma rotina composta por alimentação antioxidante equilibrada através das frutas, verduras, legumes, cereais integrais, castanhas, óleos vegetais extra virgens e proteínas magras, prescritas de forma personalizada pelo profissional nutricionista, e a proteção de fatores externos como excesso de sol, fumo, álcool, alimentos industrializados, poluição e estresse, com certeza os resultados serão mais difíceis de serem alcançados.

Os nutricosméticos por serem produtos compostos por micronutrientes, compostos bioativos e extratos de plantas, também podem ser prescritos para manipulação via oral na forma de bases como o sorvete,  gelatina, sopas, bombons e shakes não somente com objetivo estético dermatológico, mas principalmente, como coadjuvante no emagrecimento.

A nutricosmética está dentro dos padrões de visão do futuro na área de nutrição, trabalhando o conceito de que a beleza começa de dentro para fora através de nutrientes que poderíamos encontrar na alimentação, mas que na correria do dia a dia, não são supridas as quantidades necessárias destes nutrientes para fins estéticos. Por isso, antes de adquirir um nutracêutico ou nutricosmético, consulte um médico, um esteticista ou um nutricionista especialista no assunto, pois são profissionais habilitados e gabaritados para indicar o melhor produto para cada necessidade.




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